Altura de férias e não sabe o que fazer?

Fazer a gestão de férias dos colaboradores, é das tarefas mais comuns dos Recursos Humanos, sendo também uma das mais importantes, pois uma boa organização consegue evitar qualquer problema legal, como pagamentos indevidos ou dias em falta. Adicionalmente, é capaz de manter uma relação positiva entre a empresa e os seus funcionários.

Como funciona?

Legalmente, todos os funcionários têm direito a dois dias úteis, por cada mês de trabalho, sendo que estas devem ser gozadas até dia 1 de janeiro do ano seguinte. Caso o contrato vá terminar, é necessário existir uma coordenação, entre empregador e empregado para chegarem a um acordo.
Ambas as partes, têm a obrigatoriedade de seguir as normas previstas no código de trabalho, porém, este é um encargo que consegue ser bastante difícil de gerir, por várias razões, como a dimensão da empresa, a área de trabalho e, casos especiais.

Como tal, é fundamental, ter definida uma estratégia para que esta tarefa seja desenvolvida com qualidade e eficiência. Se ainda não encontrou a sua, não se preocupe, neste artigo, vamos compartilhar consigo dicas para conseguir alcançar uma boa gestão das férias dos seus colaboradores.

1-Manter um registo de todos os funcionários
É importante existir um histórico detalhado dos períodos de férias usufruídas pelos empregados. Este registo, deve conter 3 dados que são fundamentais, como o nome, período solicitado e os dias de férias gozados.Desta forma, o trabalho do departamento de contabilidade e recursos humanos, é facilitado e previne erros.

2-Esclarece a política de férias da empresa
Existem diretrizes legais que devem ser seguidas, no entanto, cada empresa tem a sua política de férias e, para evitar conflitos e falhas de comunicação, é necessário que esta seja partilhada entre os membros da empresa, desde o primeiro momento.

3-Não comprometa a empresa
Como já foi referido, cada funcionário tem direito a um certo número de dias de férias obrigatórias por ano. No entanto, isto não significa que a empresa possa tirar férias ou que o trabalho possa parar. Como tal, faz parte do seu trabalho, compreender fluxos de trabalho e fazer uma gestão assertiva para que o ritmo não pare.
4-Prepare-se para ausências
Os dias de férias têm de ser marcados com alguma antecedência, para que possa existir organização de ambas as partes. Os encarregados, de forma, a que a ausência de um colaborador, não se transforme em trabalhos não efetuados, têm o dever de distribuir tarefas e de destacar substitutos. Sendo que, estas alterações e atribuições de encargos, devem ser claras e definidas com alguma antecedência.

5-Defina prazos
De forma a garantir, uma boa organização, devem existir prazos que devem ser cumpridos, tanto para os empregados, como os empregadores. Assim, é possível evitar que a produção seja prejudicada por ausências de algum funcionário e, que estes se sintam de alguma forma, injustiçados ou privados dos seus direitos.
A partir do momento em que todos os pedidos estejam registrados, com datas informadas e a organização finalizada, é importante deixar o calendário de férias exposto para que nenhum funcionário seja surpreendido.

6-Controle sobrecargas
Como já foi referido, as pessoas tiram férias mas o trabalho não, exigindo, assim a necessidade de distribuir tarefas. No entanto, é necessário ter em atenção, se não estamos a sobrecarregar algum funcionário e se este deixará de ser capaz de desenvolver as suas tarefas com qualidade, devido ao seu grande volume. Para evitar estas situações, é necessário existir uma linha de comunicação fluída dentro da empresa e questionar as pessoas, se têm a disponibilidade para aceitar encargos extra.

7-Invista num software
Através de um software de recursos humanos e de assiduidade, é mais fácil fazer a gestão de férias dos profissionais da sua empresa. Dias de férias, ausências fica automaticamente guardadas e, em qualquer momento e lugar, esta informação pode seer solicitada e acedida. Adicionalmente, através da plataforma, os funcionários conseguem fazer os seus pedidos de férias para serem aprovados pelos seus superiores. Todo este facilitismo e gestão pode ser alcançado, através do nosso software!

gestão de férias

O melhor investimento que pode fazer, é a aposta em relógios de ponto digitais, pois este tipo de sistema permite que o departamento de RH controle os registos de entrada e saída dos colaboradores, assim como, horas extras e dias de férias.

A possibilidade de conseguir armazenar estas informações, de forma segura e num só local, permite aos gestores fazer uma avaliação dos níveis de assiduidade dos profissionais, bem como o cálculo, do índice de faltas e atrasos.

Os relógios de ponto da InnuxTime conseguem ajudá-lo!

Software desenvolvido com base nos princípios da facilidade de utilização, eficiência e adaptabilidade. Mantém também uma base de dados que guarda informação tal como registos de colaboradores e número de horas trabalhadas.
Concluindo, à medida que os colaboradores vão efetuando as marcações nos relógios de ponto, o software vai acumulando esta informação, fornecendo um extenso conjunto de relatórios que podem ser visualizados no InnuxTime ou exportados para outras aplicações do sistema windows como word ou excel e aplicações de salários. Por outro lado ajuda a monitorizar as faltas dos colaboradores e ajudar no pagamento de salários.

Software F3M-WinGSL /Plug-In Filosoft-Sigep32

Estes Plug-ins são ferramentas de apoio à gestão, permitindo um controlo mais automatizado, claro e eficiente. Na sua base, permitem aos gestores, exportar ficheiros com tempos de remuneração, trabalho suplementar e faltas.

Utilidades:

-Arquivo digital;
-Gestão de pessoal;
-Gestão de contratos, penhoras, adiantamentos e banco de horas;
-Emissão de ficheiros SEPA para transferências bancárias e ficheiros para carregamento de cartões (refeição/educação);
-Imputações à contabilidade, permitindo a separação de valores por centros de custo, secção e departamento;
-Preenchimento automático do Relatório Único;
-Criação de mapas e ficheiros para a Segurança Social, DMR e Companhias de Seguros;
-Simulador de recibos de vencimento;
-Gestão de avisos com alertas;
-Preenchimento de D. U. C. (Modelo 10 e Modelo 39 com submissão direta no portal da AT);
-Tratamento de contribuições de independentes;
-Envio direto dos recibos / declarações de IRS por email;
-Recolha de movimentos de relógio de ponto ou através de ficheiro Excel;
-Integração em contabilidade.

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